Estudo Preliminar para Gestão Ambiental na Produção de Pranchas de Surfe na Produção de Pranchas de Surfe Palavras-chaves: Educação Ambiental; Gestão Ambiental; Sustentabilidade. P Paulo Eduardo Antunes Grijó l Ed d A t G ijó paulosurfrecycle@yahoo.com.br
Som ente um a gota perdida em um im enso oceano...
Resumo A indústria A indústria de de pranchas de pranchas de surfe surfe no no Brasil e Brasil e no no m undo vem há m ais de 5 0 anos depositando resíduos tóxicos, inflam áveis e pérfuro-cortantes em aterros sim ples ou lixões sem qualquer tipo de controle ou tratam ento am biental. Estes resíduos, t l t t t bi t l E t íd classificados pela NBR 1 0 .0 0 4 , com o classe I , são considerados perigosos, possuem alto valor agregado e prazos de decom posição elevadíssim os agregado e prazos de decom posição elevadíssim os. No o processo p ocesso de de fabricação ab cação deste deste produto p oduto foi o identificada a necessidade em ergente de se realizar um a auditoria para a im plem entação de um sistem a de gestão am biental para estas unidades, visando reduzir d i o consum o d de á água, energia i elétrica lét i e a geração dos resíduos, além da recuperação dos dejetos não elim ináveis. Foi observado que esta atividade fabril poderá ser redim ensionada atividade fabril poderá ser redim ensionada, com o com o objetivo de m inim izar im pactos am bientais e à saúde pública e m axim izar recursos financeiros.
Introdução Da Da m adeira m adeira de de balsa balsa para para a a espum a espum a de de poliuretano poliuretano ( PU) ( PU) rígido rígido expandido, revestida com resina de poliéster, fibra de vidro e outras substâncias quím icas com o: o peróxido de m etil-etila ( catalisador) ; cobalto ( acelerador) ; m onôm ero de estireno, parafina bruta e pigm entos ( m uitos com m etais pesados incorporados) . Em dezem bro de 2 0 0 5 , a EPA fechou as portas da Clark Foam , ( Orange County na Califórnia) , após 4 5 anos de atividades e na época detentora de 9 0 % do m ercado m undial de ( plugs ) do m ercado m undial de ( plugs ) , O m otivo deste em bargo foi pelo uso O m otivo deste em bargo foi pelo uso do tolueno di isocianato ( TDI ) , um a substância m uito tóxica e letal.
Objetivos Sistematizar um modelo preliminar de gestão ambiental, para a produção de pranchas de surfe. , p p ç p ► auditoria e análise ambiental numa fábrica de pranchas de surfe; ► proposição de métodos e sistemas de controle ► proposição de métodos e sistemas de controle da poluição para este setor.
Justificativa Segundo GRI JÓ ( 2 0 0 4 ) , no Brasil são produzidas Segundo GRI JÓ ( 2 0 0 4 ) , no Brasil são produzidas anualm ente cerca de 5 0 .0 0 0 pranchas de surfe e de 5 0 a 7 0 % do m aterial consum ido no processo p produtivo é descartado. Este m ontante corresponde a um prejuízo financeiro superior a US$ 7 .0 0 0 .0 0 0 e m ais de 3 8 0 toneladas de substâncias tóxicas e inflam áveis depostas nos "li õ "lixões", " ou aterros t sim ples, i l sem tratam ento t t t am biental. O m aior problem a é que são gerados resíduos pérfurocortantes e que possuem baixa densidade e ocupam grande volum e nos aterros densidade e ocupam grande volum e nos aterros. Nos processos produtivos são gerados sem Nos processos produtivos são gerados sem um um sistem a de controle am biental, efluentes tóxicos, descarregados na rede dom éstica de esgoto e em issões nocivas, que são dispersas no am biente. em issões nocivas, que são dispersas no am biente.
Principal referencial teórico Segundo MANZI NI ( 2 0 0 2 ) Segundo MANZI NI ( 2 0 0 2 ) , as estratégias do as estratégias do “berço ao berço ao túm ulo”, que consideram todo o ciclo de produção, da extração dos recursos naturais ao descarte dos resíduos poderiam íd d i ser substituídas por b tit íd soluções do l õ d “berço ao berço”, que transform am os resíduos em m atéria-prim a de segunda geração econôm ica. A criação de produtos provenientes do lixo poderá “fechar o circuito” da cadeia produtiva e econôm ica de um a um a em presa, em presa adotando adotando um a um a visão visão sistêm ica sistêm ica de de produto, para analisar o conjunto dos inputs e outputs de todas as suas fases produtivas, com a finalidade de avaliar li as conseqüências üê i ecológicas, ló i econôm icas ô i e sociais, pois o im pacto am biental não é determ inado por um produto e m enos ainda por um m aterial que o com põe, m as sim pelo conjunto dos processos inerentes que seguem durante todo o seu ciclo de vida.
O Projeto Marbras Et Mundi A intervenção científica do Projeto consiste na sistematização de A intervenção científica do Projeto consiste na sistematização de metodologias para minimizar o consumo de água, energia elétrica e a geração dos resíduos, na produção de pranchas de surfe. O desenvolvimento e a implementação de alternativas de recuperação dos resíduos não elimináveis nos processos.
Sustentabilidade “ Afi “ Afinal a escolha é nossa... Não podem os m ais l lh é Nã d i aceitar os conselhos daqueles que dizem que deveríam os deveríam os atulhar atulhar nosso nosso m undo m undo com com produtos quím icos venenosos; tem os que olhar à nossa volta e procurar p um novo cam inho”. ( RACHEL CARSON, 1 9 6 2 ) Através das ações do Projeto Marbras et Mundi, desde 1 9 9 9 , a variável am biental passou a ser cogitada na pauta de em presários, cidadãos e m ídia do surfe e com d á i id dã ídi d f isso um novo paradigm a com eçou a se delinear e atualm ente outras iniciativas brotaram e o projeto vem se consolidando com o um a rede com prom issada em gerir um a atividade econôm ica sustentável, lucrativa e priorizando a responsabilidade sócio-am biental. priorizando a responsabilidade sócio am biental.
Sistema de Gestão Ambiental As organizações usam As organizações usam o conjunto de norm as NBR o conjunto de norm as NBR I SO 1 4 0 0 0 , para prover diretrizes na im plantação de um sistem a de gestão am biental ( SGA) , que tem com o m eta t prim ordial i di l i t integrar os seus objetivos bj ti am bientais e econôm icos ( GRI JÓ, 2 0 0 7 ) . O SGA capacita a em presa a desenvolver e im plem entar a sua política am biental, em consonância com a legislação vigente e adequando os seus processos produtivos com os aspectos am bientais. im plem entar e aprim orar o SGA naorganização ► ► garantir e m anter a política am biental da em presa ► estruturar program as de execução de suas políticas ► estruturar program as de execução de suas políticas ► potencializar a adequações na dinâm ica em presarial
Procedimentos metodológicos F i Foi realizado um diagnóstico ambiental numa fábrica de li d di ó i bi l fáb i d pranchas, em Florianópolis, no ano de 2008, que emprega emprega métodos métodos de de produção produção e e de de descarte descarte de de resíduos usualmente praticados nesta indústria, para coletar dados quantitativos, que subsidiaram a formatação de um sistema de gestão ambiental. Neste estudo prelim inar será apresentada a descrição dos processos produtivos, a quantificação ã das entradas e saídas í desta atividade, os gargalos e proposição de m étodos e sistem as de controle da poluição para este setor. sistem as de controle da poluição para este setor.
Auditoria Ambiental na Produção de Pranchas de Surfe A A aplicação aplicação deste deste trabalho trabalho foi foi realizada realizada na na fábrica fábrica de de pranchas de surfe denominada Spider , de propriedade do Sr. Reginaldo Gomes Ferreira e situada na cidade de Fl Florianópolis, Santa Catarina. Nesta unidade são produzidas i ó li S t C t i N t id d ã d id em média 100 pranchas de surfe por mês, que conta com cinco trabalhadores. No artigo foram analisados os processos g p produtivos de shape , pintura, revestimento e acabamento. Existem inúmeras dimensões e metodologias de pranchas de g p surfe, mas para este estudo foram mensuradas e analisadas cinco pranchas com dimensões básicas de 6’ (pés), feitas com PU e revestidas com resina de poliéster e fibra de vidro PU e revestidas com resina de poliéster e fibra de vidro.
Auditoria Ambiental na Produção de Pranchas de Surfe Processos produtivos: shape Processos produtivos: shape, revestim ento e acabam ento.
Auditoria Ambiental na Produção de Pranchas de Surfe
Recommend
More recommend